O Desabafo de Idalina Pereira, CEO da Bright Kitchen

Este era o ano. O ano 2020 era o ano em que tudo estava acontecer. A conquista, a realização, a concretização, as vendas, tudo estava a correr bem.

O que vou escrever é inspirado num livro que estou a ler “Aprender com os melhores” e que reflete na integra o espirito da essência da minha empresa e de todos que nela trabalham.

A história da Bright Kitchen, é muito semelhante à que transcrevo do livro “Sabem o exemplo do bambu chines? Como evolui e cresce o Bambu Chinês?“ Evolui do seguinte modo: O bambu chinês depois de plantada a sua semente, passam cerca de cinco anos sem que se veja nada, exceto um rebento minúsculo.

Todo o seu crescimento é subterrâneo; está a construir-se uma estrutura complexa de raízes que se estende vertical e horizontalmente pela terra. Então, no final do quinto ano, o bambu chinês cresce com grande velocidade até atingir uma altura de vinte e cinco metros de altura”.

Isto aconteceu com a Bright Kitchen. Um dia a Bright- Kitchen decide ir para o terreno, um terreno sem saber o que esperava. Começou a semear em território nacional, mas rapidamente se apercebeu que tinha grande potencial para crescer a nível internacional.

Com ajuda de bons parceiros como a AEP, AICEP e IAPMEI através do projeto de Internacionalização, a Bright Kitchen, remou para altos voos, voos esses sem saber o resultado.

Decide ir em busca de um sonho. Então começou a semear e a trabalhar exposição, após exposição, DUBAI, ARABIA SAUDITA OMAN. No total, durante três anos, participámos em 7 feiras internacionais, e os resultados não eram muito animadores. Mas continuamos a fazê-lo.

Em cada feira lá vinha uma encomenda, mas nada do que esperávamos. Mas o sonho e a resiliência superavam tudo isto e a Bright Kitchen continuou Feira apos feira, sem nunca esquecer os nossos clientes Nacionais, que são a nossa base e os nossos amigos.

Aqui surgem as dúvidas, as quebras, os momentos de fraqueza, emocional que convidam a desistir a atirar a toalha para o chão. Mas não desistimos continuamos.

No fim da ultima feira de setembro de 2019 no DUBAI, viemos com a esperança de que as coisas podiam crescer. Mas passou o setembro, Outubro, e continuava tudo na mesma.

Alguns empresários perante tanta incerteza no mercado internacional, sei que acabariam por desistir. Preferiam dobrar as velas para navegarem para o porto seguro; outras continuam, mas pouco tempo depois desistem.

Mas a Bright Kitchen faz parte de um grupo minoritário que decide seguir em frente e mantém-se firme, rumo ao destino, apesar dos fortes ventos que possam fustigar o nosso navio.

De repente em Dezembro, Janeiro e Fevereiro tudo começa acontecer. Algo começa a germinar e dá-se um crescimento exponencial, de procura e pedidos de orçamentos. Muitos com a certeza que se iriam realizar. Era este o ano , o Ano 2020 era o Ano!!!

É como se na noite anterior tivesse ocorrido um daqueles dias em que uma pessoa pensa desistir e de repente, no dia seguinte, surge a luz que tanto esperávamos, que tanto lutamos. Aquela Luz que o meu bisavô o fundador de toda a nossa Historia disse para o meu pai, quando este teve a coragem de começar com a sua própria marca, a Batil fábrica de tesouras.

E agora!? COVID 19?

Este percurso, foi um pouco tudo o que fizemos nestes três anos, semeamos em terrenos desconhecidos, criamos pontes entre todos eles, fizemos amizades, criamos relações, fomos á luta, á aventura mas conscientes.

O último trimestre de 2019 foi o nosso melhor desde sempre. Continuamos a crescer por janeiro fora e Fevereiro. A perspetiva de crescimento era muito alta, quer para os mercados internacionais quer a nível nacional.Tudo estava a correr bem.

Março, uma bomba caiu sobre o mundo, sobre nós. O que é isto? Isto sim são terrenos desconhecidos em que o medo começa a ser mais forte que tudo.

Mas mais uma vez a Bright Kitchen vai seguir a sua força, a sua resiliência e não deixar ficar mal de quem começou a Historia. Esta Luta é dedicada ao Meu Bisavó, mas em especial ao meu Pai e á minha mãe que são a minha fonte de inspiração e de força.

“A hora mais negra da noite é aquela que precede o romper da aurora”

“A VIDA NUNCA SE TORNA MAIS FÁCIL, NÓS É QUE NOS TORNAMOS MAIS FORTES” VAMOS VENCER

 

Idalina Pereira